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Desenvolvimento de Identidade Visual

O Desenvolvimento de identidade visual é a evolução da percepção do consumidor à marca.

 

Vivemos numa sociedade que valoriza amplamente a imagem. Muito se comunica através desta. O visual tem uma função preponderante na passagem de informação, e não é de hoje. Há boa e má comunicação. Há muito conteúdo poluente e sem regra.

Estas são um conjunto de afirmações que nos levam para a importância do desenvolvimento de identidade visual numa marca ou organização.

A identidade é algo que está em constante desenvolvimento e evolução, contextualização e é um fator chave para que seja interiorizada a marca pelo consumidor.

Qualquer processo de personalização visual pressupõe o planeamento e implica a compreensão da resposta como um todo configurando um sistema de informação, desde o logotipo, até à sinalética interna, por exemplo.

Toda ao conteúdo para uma comunicação eficaz, necessita que todo o processo seja organizado com lógica e de forma coerente.

O desenvolvimento de identidade visual é um investimento no plano estratégico da empresa que deve permitir passar os seus valores e personalidade, transmitir uma visão global e conceito.

Para definir o conceito é crucial encontrar a base da sua cultura; posicionamento no mercado; a forma como é vista pelo público/cliente; objetivos; foco; missão e valores.

Quando bem estruturado, o desenvolvimento da identidade visual, em toda a sua amplitude, leva a identificar a solução pretendida. Isto reporta o posicionamento e o destaque no mercado e fazer face à concorrência.

5 etapas de um projeto de identidade visual

(Qualquer metodologia sugerida não é para limitar mas sim para complementar o processo sem que nada seja esquecido.)

Ponto de Partida: Qual a missão. O que se quer informar. Qual a imagem a transmitir. Quais as palavras que melhor definem o negócio/produto/serviço.

Investigação em conjunto com quem requer o serviço. O cliente pode não ter os conhecimentos técnicos mas conhece o ramo como ninguém.

Briefing – resposta a questões como: objetivo do projeto; tipologia de negócio/serviço; posicionamento no mercado; conceito a transmitir; projeção ao nível do mercado e da concorrência; quais os meios onde se encontra a marca/produto/serviço presente.

Analisar o histórico (quando há) ao nível da perceção e da comunicação

Definir conceito /brainstorming – procurar, procurar, procurar, registar, registar sem esquecer o ponto de partida.

Aplicação – os pontos chave são surpreender, mostrar cultura e ousadia, pensamento fora da caixa. O que quer que seja que se produza tem que trazer mais valia ao negócio, devem ser elementos necessários.

Apresentação – o lançamento de todo o resultado deve primar pela originalidade, deve ser algo que desperte o interesse, a necessidade e o valor no cliente.

Posto isto, há uma imensidão de oferta que leva o cliente a fazer escolhas e a definir preferências. O objetivo deste plano estratégico é captar a atenção do público que, preferencialmente, se virá a tornar um consumidor.

Marketing digital para empresas já! Conheça os 7 porquês.

O marketing digital para empresas torna-se imprescindível nos dias de hoje.

 O mundo é, cada vez mais, digital. Não se compra sem se pesquisar. Não se decide sem se partilhar essa vontade nas redes sociais. O consumidor mudou a sua forma de pensar e agir.

É necessário que as empresas alterem a sua estratégia e olhem para o digital, não como mais um canal de comunicação, mas como um novo impulsionador de negócio.

Neste artigo, “Marketing digital para empresas já! Conheça os sete porquês”, iremos dar 7 dos principais pontos que devem ter em atenção para alterar a sua estratégia e darem ao digital a importância que ele já tem.

MEDIR

Tudo na internet é passível de ser medido. É a grande vantagem do digital. Tudo são dados. Qualquer ação que se tome, pode e deve ser medida. Conseguindo medir esses dados, certamente iremos tomar as melhores decisões.

OTIMIZAR

Uma das maiores vantagens do marketing digital para empresas é a facilidade de optimização. Com a facilidade na obtenção de dados, é relativamente fácil otimizar o seu conteúdo para chegar o que interessa a quem interessa, quando interessa. Essa é a sua maior luta, que com o seu foco no digital, torna-se na maior vantagem competitiva em relação à concorrência.

SEGMENTAR

Outra grande vantagem do digital é o poder da segmentação. É possível criar conteúdos específicos para diferentes públicos-alvo da empresa. Deve ser um dos principais focos de um bom planeamento de marketing digital. Conseguir segmentar targets e actuar perante eles para os conseguir reter e fazer a conversão. Esse é um objectivo das empresas. Esse é um dos objectivos do digital.

PERSONALIZAR A COMUNICAÇÃO

A comunicação entre empresa e consumidor é parte fulcral num negócio. Uma boa comunicação faz com que seja mais fácil cativar e motivar o interesse pelo produto/serviço. Já uma comunicação ineficaz ou inexistente faz com que o consumidor procure alternativas que podem passar pela substituição da solução. As organizações que tendem a ter uma postura pró-ativa e com a sua táctica bem definida nos seus canais de comunicação digitais, tendem a criar uma maior proximidade com o cliente e consequentemente um melhor resultado.

REDUZIR CUSTOS

Uma das grandes vantagens do marketing digital para empresas é o facto dos custos para implementação, medição e análise de ações serem reduzidos.  Qualquer plano digital deverá ter campanhas online. Essas ações têm custos muito inferiores aos de marketing tradicional. Existem também inúmeras aplicações para medir resultados, algumas delas sem custos associados.

ALCANCAR

O mercado, com a internet, é global. As organizações que apostam no digital podem obter resultados do outro lado do globo. Sem esquecer as especificidades de cada mercado, podem lançar campanhas diferentes para diferentes mercados. O alcance do digital é global e poderão existir mercados ainda inexplorados em que o público-alvo seja o mais apetecível.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Não interessa se é lançado por multinacionais ou por uma startup. Se o produto for bom, se o conteúdo interessar, o produto vai ter sucesso. Esta é a grande vantagem do digital. A igualdade de oportunidades. A internet está para toda a gente. O necessário é ter alguém que a saiba gerir e aproveitar ao máximo a rentabilidade que ela pode dar, seja em vendas, identidade, notoriedade, visibilidade ou outro ponto que interesse à empresa.

Estas são as 7 vantagens do marketing digital para empresas, que só terão sucesso se pensarem nelas como um todo e não isoladas. Fica o desafio e a oportunidade. Acabando como começámos afirmamos que o marketing digital para empresas é algo imprescindível nos dias de hoje.