O marketing digital para empresas torna-se imprescindível nos dias de hoje.

 O mundo é, cada vez mais, digital. Não se compra sem se pesquisar. Não se decide sem se partilhar essa vontade nas redes sociais. O consumidor mudou a sua forma de pensar e agir.

É necessário que as empresas alterem a sua estratégia e olhem para o digital, não como mais um canal de comunicação, mas como um novo impulsionador de negócio.

Neste artigo, “Marketing digital para empresas já! Conheça os sete porquês”, iremos dar 7 dos principais pontos que devem ter em atenção para alterar a sua estratégia e darem ao digital a importância que ele já tem.

MEDIR

Tudo na internet é passível de ser medido. É a grande vantagem do digital. Tudo são dados. Qualquer ação que se tome, pode e deve ser medida. Conseguindo medir esses dados, certamente iremos tomar as melhores decisões.

OTIMIZAR

Uma das maiores vantagens do marketing digital para empresas é a facilidade de optimização. Com a facilidade na obtenção de dados, é relativamente fácil otimizar o seu conteúdo para chegar o que interessa a quem interessa, quando interessa. Essa é a sua maior luta, que com o seu foco no digital, torna-se na maior vantagem competitiva em relação à concorrência.

SEGMENTAR

Outra grande vantagem do digital é o poder da segmentação. É possível criar conteúdos específicos para diferentes públicos-alvo da empresa. Deve ser um dos principais focos de um bom planeamento de marketing digital. Conseguir segmentar targets e actuar perante eles para os conseguir reter e fazer a conversão. Esse é um objectivo das empresas. Esse é um dos objectivos do digital.

PERSONALIZAR A COMUNICAÇÃO

A comunicação entre empresa e consumidor é parte fulcral num negócio. Uma boa comunicação faz com que seja mais fácil cativar e motivar o interesse pelo produto/serviço. Já uma comunicação ineficaz ou inexistente faz com que o consumidor procure alternativas que podem passar pela substituição da solução. As organizações que tendem a ter uma postura pró-ativa e com a sua táctica bem definida nos seus canais de comunicação digitais, tendem a criar uma maior proximidade com o cliente e consequentemente um melhor resultado.

REDUZIR CUSTOS

Uma das grandes vantagens do marketing digital para empresas é o facto dos custos para implementação, medição e análise de ações serem reduzidos.  Qualquer plano digital deverá ter campanhas online. Essas ações têm custos muito inferiores aos de marketing tradicional. Existem também inúmeras aplicações para medir resultados, algumas delas sem custos associados.

ALCANCAR

O mercado, com a internet, é global. As organizações que apostam no digital podem obter resultados do outro lado do globo. Sem esquecer as especificidades de cada mercado, podem lançar campanhas diferentes para diferentes mercados. O alcance do digital é global e poderão existir mercados ainda inexplorados em que o público-alvo seja o mais apetecível.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Não interessa se é lançado por multinacionais ou por uma startup. Se o produto for bom, se o conteúdo interessar, o produto vai ter sucesso. Esta é a grande vantagem do digital. A igualdade de oportunidades. A internet está para toda a gente. O necessário é ter alguém que a saiba gerir e aproveitar ao máximo a rentabilidade que ela pode dar, seja em vendas, identidade, notoriedade, visibilidade ou outro ponto que interesse à empresa.

Estas são as 7 vantagens do marketing digital para empresas, que só terão sucesso se pensarem nelas como um todo e não isoladas. Fica o desafio e a oportunidade. Acabando como começámos afirmamos que o marketing digital para empresas é algo imprescindível nos dias de hoje.